Há muitas, mas muitas coisas que me revoltam na questão do tratamento desigual em relação às mulheres. Mas sobre uma certa desigualdade eu gostaria de falar hoje, porque essa me revolta muito:
A Laqueadura Tubárea
Ontem conversei com uma pessoa que tem 1 filho de 7 anos, sofreu 1 aborto e perdeu 1 bebê com 5 meses, não quero nem imaginar o sofrimento que essa pobre mãe passou. Ela está grávida e disse que vai fazer cesárea, porque já teve outra cesárea, e já vai aproveitar pra fazer laqueadura. Bom, começando pelo "fazer cesárea, porque já teve outra cesárea", eu nem vou falar muito à esse respeito, vou deixar para os meus outros posts sobre o parto natural e humanizado e sobre todo meu ativismo à esse respeito. Mas em suma, é além de possível, mais seguro, fazer um parto normal após uma cesárea que aconteceu há 7 anos do que uma nova cesárea. Outra questão é que, pelo que tenho informação, a laqueadura seguida ao nascimento é proibida por lei aqui.
Mas voltando à questão da laqueadura, eu perguntei à ela, "mas seu marido não faria vasectomia?" E ela respondeu: "Ele não quer fazer porque tem medo".
Isso me deixa realmente, absurdamente, indignada com a atitude dos homens. Aqui no Brasil, nessa nossa cultura machista, a grande maioria dos homens pensa assim: "não quero fazer, estou com medo, sei lá o quê isso pode causar no meu pênis..." e por aí vai!
Mas será que eles não pensam na mulher? Na sua companheira? Não pensam que ela também tem medo? De ter que fazer uma cirurgia, 7 camadas cortadas, anestesia rack ou peridural com todos os seus efeitos colaterais, 40 dias de recuperação etc etc?? Os tubos cortados ou amarrados, e o lance das energias (pra quem acredita nisso) que devido a esse "bloqueio" as energias não fluirão mais naturalmente no corpo da mulher? Eu acredito nisso.
A vasectomia é uma pequena cirurgia, com anestesia local, 2 pequenos cortes dos 2 lados do saco escrotal, no DIA SEGUINTE o homem já está recuperado e andando e fazendo o que tiver que fazer, ao menos foram essas as informações dadas pela assistente social em nossa entrevista sobre as 2 opções.
Nós mulheres somos quem tomamos anticoncepcional pela vida toda, lembrando que esses são hormônios sintéticos que afetam nosso humor, nossa libido, nosso apetite, enfim que afetam nosso organismo de forma geral. Somos nós que carregamos o bebê por 9 meses na nossa barriga, e eu sei que é maravilhoso, mas também é muito difícil, muitas de nós assim como eu, passamos por 13 longas semanas de enjôo e mal estar, e no fim também temos dificuldade de andar, ficamos inchadas, com dor de estômago, queimação... Somos nós que parimos, seja por parto normal ou por cesárea, e passamos todas as dores, seja do trabalho de parto ou da recuperação da cirurgia, somos nós que amamentamos por meses ou anos, e por consequência temos que acordar por várias vezes à noite durante tanto tempo.
É muito importante que as mulheres reconheçam toda sua dedicação e esforço e se valorizem. E que dessa forma se sintam que elas se sintam confiantes e seguras pra exigir, com carinho é claro, um reconhecimento por parte de seus parceiros. Eu acredito que seja mais do que justo e o mínimo que os homens possam fazer por nós em consideração a tudo que nós mulheres passamos para garantir a reprodução da humanidade. Eu sinceramente espero que as mulheres e homens se informem mais e que os homens passem a contribuir dessa pequena forma para nos poupar de mais esse esforço e sofrimento que é a cirurgia de laqueadura tubárea.
Eu imagino essa mulher, que além de tudo que citei também passou por grandes perdas e com certeza teve mais dificuldade pra lidar com elas porque foi ela quem gerou, foi seu corpo que passou por uma transformação e por um trauma, e simplesmente não consigo entender a atitude de seu companheiro. Não consigo ver nesse homem onde está o carinho, o cuidado, a valorização de sua companheira, e a gratidão pelo que ela lhe proporcionou. Gostaria de acreditar que é somente falta de informação, que esse homem nunca teve a intenção de ser egoísta e ingrato.
Por esse motivo, estou escrevendo esse post, pra trocar algumas informações, pra questionar homens e mulheres sobre sua postura em relação à reprodução e à contracepção, que fica SEMPRE na responsabilidade das mulheres. Não é justo e espero que algumas mulheres se conscientizem dessa injustiça.
PS: Procurarei melhorar esse post inserindo artigos ou informações confiáveis sobre as questões levantadas.
http://www.celsomarzano.com.br/si/site/0909
Vasectomia ou Laqueadura? A laqueadura é uma cirurgia de maior porte, por ser intra abdominal, de maior custo por necessitar ser realizada em ambiente hospitalar e também na esfera emocional, a mulher aceita menos o fato de não poder ser mãe novamente, mesmo que naquele momento tenha decidido pelo procedimento. Não todas, mas muitas mulheres têm problemas emocionais neste aspecto a médio e em longo prazo.
A vasectomia é uma cirurgia simples, ambulatorial (não precisa de internação), feita com anestesia local, em que o paciente sai andando, necessitando de um repouso relativo por dois dias. O custo é menor e a recuperação é rápida. Muitas vezes pelo medo do homem e por preconceitos, a opção vai para a laqueadura.